A importância de fazer o acompanhamento odontológico na criança desde o nascimento do primeiro de
Para uma vida plena e saudável, os cuidados com a saúde devem começar logo na infância, ou ainda nos primeiros anos de vida da criança. E nesses cuidados está inclusa a saúde bucal, por meio de um trabalho multidisciplinar que envolve o pediatra e o odontopediatra, de forma a prevenir problemas ortodônticos e periodontais futuros.
saúde bucal é parte integrante da saúde geral e do bem-estar do indivíduo. “O foco atual da Odontologia, especialmente da Odontopediatria, é a promoção, ou seja, a preservação da saúde bucal por meio de ações educativas e preventivas”, informa. “O trabalho conjunto de odontopediatras e de pediatras – os primeiros profissionais da saúde a terem contato com o bebê para orientar os cuidados com a saúde bucal da criança – inicia-se na primeira infância”,
O momento mais oportuno para a mãe ter esses conhecimentos é na gravidez: “neste momento, os pais ou responsáveis recebem orientações de como conduzir os primeiros meses de vida do bebê antes deste iniciar a erupção dos seus primeiros dentinhos. Eles são orientados para a criação de hábitos saudáveis, que minimizem a instalação de problemas futuros e a necessidade de tratamentos invasivos. As orientações serão de estímulos ao crescimento e desenvolvimento mais adequados do sistema estomatognático: a importância do amadurecimento das funções orais (respiração nasal, sucção, deglutição e mastigação); importância do aleitamento com a ordenha no peito materno; importância da criação de hábitos alimentares saudáveis; prevenção de hábitos orais deletérios (chupetas, dedos e mamadeiras persistentes); e orientações para a criação de hábitos de higiene bucal”.
http://www.ortociencia.com.br/